Visualizar INTERVILA CAMBUÍ em um mapa maior

segunda-feira, 18 de julho de 2011

AQUECIMENTO D'ÁGUA - PARTE I

Caros vizinhos,
Permacultura na cidade, possível? Num apartamento?? Vamos ver. Segue aqui uma primeira brincadeira, já um tanto animadora!

Um sisteminha simples de aquecimento de água como de fazenda, serpentina em fogão de lenha, mas num fogão de cidade, só para ver se a mecânica do projeto funcionava com o que trouxe de material: 1,30m desse tudo de cobre, 3m de mangueira de nível (bem barata), uma lata de sorvete, um pouco de silver tape e uma vela.

O cano de cobre eu fui virando com a mão mesmo primeiro no canto da cadeira da cozinha, daí usando uma garrafa de água (Nalgene) que é bem dura e de um diâmetro já menor , um pouco mais não mão e.. ficou bom o suficiente para uma primeira brincadeira. A mangueira de nível cortei em 2 de 1,5m cada e a espessura encaixou certinho por fora do cobre. O silver tape ali... acho que não teve função nenhuma no fim. 

Dois furos na lata de leite com tesoura mesmo, um mais em cima (entrada de água quente) e outra mais em baixo (saída da água fria). Achei que não ia fazer muita diferença, que a diferença de temperatura da água de baixo para a água de cima num recipiente tão pequeno (2L) não iam ser diferentes, mas fez sim. Á agua mais em cima começou a esquentar bem antes. Enfim.. não é o caso de descrever o processo aqui pois foi uma primeira brincadeira mesmo.

Água no sistema lata de leite mais canos, uns 2 L de água para ferver no bule e.. logo as duas mangueiras de nível estavam bem quentes. Mais um pouco de tempo e a mangueira conectada no furo mais de cima da lata seguiu esquentando e a conectada no furo de baixo começou a esfriar: o sistema estava em giro. Água de cima da lata começou a esquentar, bastante, antes e debaixo ainda fria. 

Seguiu assim por um tempo até mangueira de baixo ficar morna e aí esquentar bem também: todo o sistema estava quente!

Nessa foto dá para ver a água chegando pela mangueira quente, de cima. A chícara de café estava ali só para fazer peso na ponta da mangueira para a água não espirrar para fora, como aconteceu na primeira tentativa! Hehe.. na segunda já funcinou tudo tranquilo. E esse tanto d'água, bem pouco, ficou bem quente mesmo.

Agora é experimentar com um recipiente maior, talvez de 10 ou 20 L, medir certinho a quantidade de água do sistema, tempos de fervura da água do bule sem e com o sistema.. temperatura da 'caixa d'água'. Será que vai dar para tomar banho depois do café da manhã. Vou me animar mais a fazer um pão na chapa?!! Se der, dá para uma pessoa, duas..?? E depois do almoço, quantas horas depois ainda teremos água quente? Se der certo, também deve animar a usar menos ou nada o microondas. Vamos ver. No mínimo está valendo a brincadeira! Nem precisa dizer que já comprei uns canos pretos para fazer um pequeno experimento se uma moldura dessa nas janelas onde bate sol dão conta de esquentar mais um ou uns banhos! Hehehe.. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário