As ciclovias são espaços para uso exclusivo de bicicletas, espaços estes segragados da via por algum tipo de elemento físico, como uma guia / sarjeta.
As ciclofaixas também são de uso exclusivo de bicicletas, mas são demarcadas na via por sinalização de solo (faixa).
- Ciclovias e ciclofaixas já implantadas em Campinas:
Lagoa do Taquaral - ciclofaixa com 6,5 km de extensão
Barão Geraldo – 1 km de ciclovia; e 3 km de ciclofaixa
Amarais - ciclofaixa com 5 km de extensão
Barão do Café - ciclofaixa com 1,2 km de extensão
Pq. Linear Dom Pedro - ciclovia com 3 km de extensão
Total: 19,7 km de extensão, sendo 15,7 km de ciclofaixa; e 4 km de ciclovia.
- Ciclovias e ciclofaixas projetadas:
Corredor Campo Grande - ciclovia com 12,5 km de extensão
Corredor Ouro Verde - ciclovia com 10 km de extensão
Corredor de ligação entre Ouro Verde e Campo Grande, com o reaproveitamento do antigo leito do VLT - ciclovia com 8 km de extensão
Avenida Comendador Aladino Selmi - ciclovia com 4 km de extensão (faz parte das obras de duplicação da Estrada dos Amarais)
Sousas - ciclovia com 6 km de extensão
Barão Geraldo - De acordo com o Plano Cicloviário de Barão Geraldo, elaborado pela Seplama, existe a previsão de implantação de 12 km de ciclovias e ciclofaixas no distrito. Deste total, 4 km já foram implantados em 2007.
Total: 48,5 km de extensão.
- Ciclovias e ciclofaixas em estudo:
Pq. Linear Anhumas (ciclovias e ciclofaixas)
Pq. Linear Capivari (ciclovias e ciclofaixas)
Marginal do Piçarrão (ciclovia)
Cabe destacar que a EMDEC tem a política de valorizar o uso da bicicleta como meio de locomoção e sua integração com o transporte público. Prova disso é a implantação de bicicletário na Estação de Transferência Amarais (20 vagas), no Terminal Vila União (20 vagas), na Estação de Transferência Sousas (20 vagas), na Estação de Transferência Parque Prado (10 vagas) e no Terminal Barão Geraldo (projeto). Além disso, estão previstos bicicletários nas três garagens subterrâneas (Prefeitura – 10 vagas; Rosário – 40 vagas; Mercado – 20 vagas).
As ciclofaixas também são de uso exclusivo de bicicletas, mas são demarcadas na via por sinalização de solo (faixa).
- Ciclovias e ciclofaixas já implantadas em Campinas:
Lagoa do Taquaral - ciclofaixa com 6,5 km de extensão
Barão Geraldo – 1 km de ciclovia; e 3 km de ciclofaixa
Amarais - ciclofaixa com 5 km de extensão
Barão do Café - ciclofaixa com 1,2 km de extensão
Pq. Linear Dom Pedro - ciclovia com 3 km de extensão
Total: 19,7 km de extensão, sendo 15,7 km de ciclofaixa; e 4 km de ciclovia.
- Ciclovias e ciclofaixas projetadas:
Corredor Campo Grande - ciclovia com 12,5 km de extensão
Corredor Ouro Verde - ciclovia com 10 km de extensão
Corredor de ligação entre Ouro Verde e Campo Grande, com o reaproveitamento do antigo leito do VLT - ciclovia com 8 km de extensão
Avenida Comendador Aladino Selmi - ciclovia com 4 km de extensão (faz parte das obras de duplicação da Estrada dos Amarais)
Sousas - ciclovia com 6 km de extensão
Barão Geraldo - De acordo com o Plano Cicloviário de Barão Geraldo, elaborado pela Seplama, existe a previsão de implantação de 12 km de ciclovias e ciclofaixas no distrito. Deste total, 4 km já foram implantados em 2007.
Total: 48,5 km de extensão.
- Ciclovias e ciclofaixas em estudo:
Pq. Linear Anhumas (ciclovias e ciclofaixas)
Pq. Linear Capivari (ciclovias e ciclofaixas)
Marginal do Piçarrão (ciclovia)
Cabe destacar que a EMDEC tem a política de valorizar o uso da bicicleta como meio de locomoção e sua integração com o transporte público. Prova disso é a implantação de bicicletário na Estação de Transferência Amarais (20 vagas), no Terminal Vila União (20 vagas), na Estação de Transferência Sousas (20 vagas), na Estação de Transferência Parque Prado (10 vagas) e no Terminal Barão Geraldo (projeto). Além disso, estão previstos bicicletários nas três garagens subterrâneas (Prefeitura – 10 vagas; Rosário – 40 vagas; Mercado – 20 vagas).
Última alteração em 24 de Novembro de 2010 às 17:18
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